27 fevereiro 2018

RECEITA DE ACIDIFICANTE CAPILAR/ TODOS OS TIPOS DE CABELO- Combata o sca...

Oi, oi amoras, tudo bem! O nosso post de hoje eu ensino a fazer uma acidificante babadeiro que vai salvar seus fios e dar aquela potencializada na sua reconstrução.


O que é acidificante? é um creme com enxague, semelhante a um condicionador, que você aplica nos fios e enxágua depois de uns 2-3 minutos com o intuito de selar as cutículas dos fios por meio de equilíbrio do Ph.
Pra que serve? O acidificante serve basicamente para “acidificar” o cabelo, falando mais precisamente, reduzir seu PH. Entenda: nosso cabelo tem Ph em torno de 5,5 que já é um Ph ácido (menos que 7 é ácido, 7 é neutro e maior que 7 é alcalino), mas quando lavamos o cabelo com shampoo, ele eleva o Ph do cabelo, para que as escamas se abram e elas possam penetrar – o shampoo tem Ph por volta de 4 ou 5!! Só que cabelo com Ph alcalino/alto é igual cabelo com escamas abertas, e cabelos com escamas abertas perdem seus nutrientes e não conseguem reter nenhum tratamento. É onde entra o acidificante, regulando esse Ph, fazendo ele voltar a ser ácido e com isso fechando/alinhando as cutículas. Os acidificantes normalmente tem Ph menor que 3.




Quando eu comecei usar acidificante me parecia muito lógico que seu uso devia ser feito no final de tudo, afinal o função dele seria para selar as cutículas, logo no final parecia o mais correto. Como o cabelo vai receber o tratamento com as cutículas seladas, certo? ERRADO!  Nem tudo que parece certo na teoria funciona na prática.
O acidificante deve ser aplicado antes da máscara, logo após o shampoo! Desse modo ele age fechando as cutículas, deixando o fio similar a um cabelo saudável, e quando for introduzido o tratamento ele não vai escorrer pia a baixo como aconteceria num cabelo com as cutículas abertas.
Mas você ainda não esta convencida, achando que o cabelo vai estar selado e o tratamento não vai penetrar, correto? Veja bem: o termo “selar as cutículas” é meio exagerado, as cutículas se alinham para baixo, se mantendo juntinhas e fechadinhas, mas elas não estão seladas, estão fechadas! O tratamento penetra normalmente, caso contrário somente cabelos muito danificados, com as cutículas abertas, poderiam receber tratamento. Em qualquer outro cabelo mais saudável, com as cutículas fechadas, esse tratamento não penetraria. Entende?

Dito isto ficamos combinadas que o mais correto é aplicar o acidificante ANTES da máscara de tratamento (mais precisamente a de reconstrução, que é com que o acidificante mais combina), mas isso não quer dizer que você não possa aplicar mais um pouco de acidificante depois de tudo pra dar aquele toque final. Nesse caso nem necessita deixar agir, só aplicar e remover.
De quanto em quanto tempo usar? Essa parte é mais complexa porque varia muito do estado do cabelo! Veja só: um cabelo elástico, poroso, que acabou de passar por uma descoloração e esta praticamente desmanchando, precisa de mais acidificante que os outros (assim com de reconstrução). Então essa pessoa vai fazer muitas reconstruções e pode usar o acidificante em todas elas. Isso no início! Não devendo ultrapassar uma vez na semana.
Já cabelos danificados tipo os meus, agradecem seu uso a cada 15 dias. Cabelos levemente danificados a cada 30 dias. Aí vai do bom senso e experiência de uso de cada um, afinal cada cabelo tem sua particularidade e vontade própria.



Então é isso amoras, espero que tenham gostado, me contem nos comentários se já usaram acidificante, se conheciam, me conteeeem.
Um beijo com gosto de amora e até a próxima!

Carla Amora

15 comentários:

  1. Oh tens aí umas boas dias, algumas não conhecia
    Beijinhos
    Novo post (Conjunto Novo ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. demais, adorei as informações sobre o PH do cabelo e era algo que nunca nem tinha parado pra pensar! post muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia isso de acidificante, que legal, irei fazer em casa pra ajudar nos cuidados com meu cabelo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu não sabia que existia, vou procurar se encontro e vou testar no meu.

    ResponderExcluir
  5. Gostei mesmo, vou fazer, meu cabelo pede socorro!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ainda, mas gostei muito do vídeo. Seus cachinhos ficaram bem definidos e com um brilho lindo.

    ResponderExcluir
  7. Super amei essa receita de acidificante capilar, tenho todos os ingredientes aqui em casa, vou fazer.

    ResponderExcluir
  8. Gente do céu, preciso demais!! Cada dica boa, que daqui a pouco te dou um premio hahaha Meu cabelo está lutando pra ser salvo!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de toda a informação sobre o ph dos cabelos, eu não sabia exatamente como era e agora já sei. Tb não conhecia os acidificantes e vc explicou super bem, ótimo post!

    ResponderExcluir
  10. Essa dica é boa hein! Eu nao sabia dessa informação, mas adorei a sua dica

    ResponderExcluir
  11. Que linda! Amei seus cachos. Amo demais receitinhas capilares.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar sobre acidificante e confesso que fiquei surpresa.
    O brilho no seu cabelo revela que é bom esse processo. Vou assistir o video pra pegar as dicas.
    Muito interessante o post.

    bjs

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  13. Otima dica algumas eu nao sabia me ajudou bastante adorei o post

    ResponderExcluir
  14. Amei o resultado, vou tentar reproduzir por aqui!


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia, mas acheei massa e super interessante, curti demais o post.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Beijos